BACIAS DE DETENÇÃO ABERTAS

bacia-aberta

No último post falamos do uso dos piscinões para o controle das enchentes localizadas. Nos exemplos mostrados foi destacado o gigantesco reservatório subterrâneo construído sob a Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu em São Paulo – ao final da construção do dispositivo, a Praça foi reconstruída e liberada para o uso pela população. Reservatórios fechados como o deste exemplo são ideais para as regiões de grandes centros urbanos onde não existem espaços disponíveis para a construção de equipamento similares abertos.

Quando a cidade ou o bairro possui áreas abertas disponíveis, existem outras opções de dispositivos para a retenção de águas pluviais altamente funcionais e de baixo custo. Esses dispositivos são chamados de Bacias de Detenção Abertas.

No exemplo mostrado na foto que ilustra esse post, você muito provavelmente está vendo uma quadra cimentada, cercada por um conjunto de arquibancadas. Localizada na Avenida Polônia, cidade de Porto Alegre, a quadra é o ponto de encontro dos jovens do bairro, onde são disputadas acirradas partidas de futebol acompanhadas de perto por uma torcida fanática formada por amigos e familiares dos jogadores. Se você olhar com um pouco mais de atenção, vai perceber que os degraus das arquibancadas e as rampas laterais formam uma grande bacia de retenção de águas pluviais – em dias de chuvas fortes as águas são encaminhadas para armazenamento nessa bacia; o fundo da bacia possui drenos que liberam a água vagarosamente por um período de até 24 horas. A retenção temporária desse grande volume de águas evita enchentes nas ruas da região e maiores transtornos para a população. Sendo uma instalação totalmente aberta, essa bacia de detenção pode ser facilmente limpa após o escoamento total das águas pluviais e devolvida para o uso recreativo da população. Considerando-se a frequência das grandes chuvas numa cidade, é possível afirmar que durante a maior parte do ano a instalação ficará disponível para o uso pela população. Pistas de skate, playgrounds e anfiteatros são outros modelos de equipamentos de lazer urbanos que podem ser utilizados em projetos de bacias de detenção abertas.

Quando a área disponível é grande, a melhor opção será a criação de áreas verdes como, por exemplo, os parques lineares, que nada mais são que grandes jardins implantados ao largo de córregos de drenagem. Essas áreas verdes são equipadas com bancos, coretos, áreas gramadas, trilhas e demais estruturas que permitam seu uso pela população como área de lazer. No projeto e construção são previstas barreiras para a retenção de grandes volumes de águas pluviais que, a exemplo do dispositivo mostrado anteriormente, também possuem drenos que permitem a liberação gradativa do volume armazenado. Dependendo do tipo de solo presente nessas áreas, poderão ser formados espelhos d’água permanentes, que em harmonia com a vegetação possibilitarão a criação de verdadeiros santuários urbanos para a vida selvagem (especialmente para os pássaros e aves aquáticas), formando espaços de grande beleza cênica contemplativos. Como também são estruturas abertas, a limpeza e a manutenção após o período de chuvas é facilitado, garantindo assim o uso do espaço pela população durante a maior parte do ano.

A chuva é um fenômeno natural que, graças ao crescimento desordenado das cidades, cada vez mais vem causando grandes transtornos às populações urbanas. Os espaços urbanos precisarão ser adaptados para o armazenamento de volumes cada vez maiores de águas pluviais a fim de se evitar alagamentos localizados. Também é um fato que existem cada vez menos espaços públicos para o lazer e a contemplação da natureza pela população. A criação de áreas ou bacias de retenção abertas para águas pluviais é uma forma eficiente de resolver os dois problemas de uma única vez, combinando áreas de lazer com espaços que podem armazenar grandes volumes de águas pluviais. Cabe a todos nós a busca de soluções criativas para estes problemas como nos exemplos citados.

Continuamos no próximo post.

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s