E O VERÃO CHEGA ARREBENTANDO!

 

Rio 40° Graus

Hoje, às 20h22 no horário de Brasília, começa oficialmente o Verão. A depender da região brasileira, essa estação tem características diferentes: na chamada região Centro-Sul, que abrange toda a região Sul, a maior parte da região Sudeste (exceto o Norte de Minas Gerais) e a parte mais ao Sul da região Centro-Oeste, isso significa muito calor e fortes chuvas; nas outras regiões, também muito calor e seca. 

E pelo que se pode observar até agora, este Verão promete ser dos mais quentes em muitos anos. Nas últimas semanas, várias cidades vêm apresentando temperaturas recordes: na última quarta-feira, dia 18 de dezembro, a cidade de Antonina, no litoral do Estado do Paraná, apresentou temperaturas que chegaram à marca dos 41,8° C. De acordo com informações do SIMEPAR – Sistema Meteorológico do Paraná, a sensação térmica na cidade chegou a incríveis 81° C. No mesmo dia, a temperatura na cidade do Rio de Janeiro também superou a barreira dos 40° C, com alguns bairros mais distantes da orla marítima apresentando uma sensação térmica na casa dos 50° C – em linguagem popular, isso é “quente prá dedéu”

Com essas fortes ondas de calor, os temporais de final de tarde são inevitáveis, assim como são as suas consequências: alagamentos e enchentes, deslizamento de morros, trânsito complicado e muita gente desabrigada. Como todos sabem, na maioria das cidades entra governo e sai governo, mas os problemas de saneamento básico continuam os mesmos. Lamentavelmente, postagens tratando de todos esses problemas e suas tragédias anunciadas terão destaque aqui no blog mais uma vez. 

Hoje também é o dia da última postagem deste ano. Hora de agradecer a todos os leitores habituais e aqueles esporádicos, que nos honram com suas visitas. Superamos a marca de 80 mil visitas no ano, o que é pouco quando comparado a outros blogs, mas o número corresponde a quase três vezes o número de visitantes em 2017 e mais de cem vezes o de 2016, quando iniciamos as postagens. Faço votos que as informações e os temas apresentados tenham sido úteis a todos. 

Quando comecei a escrever os primeiros posts em junho de 2016, confesso que tinha material suficiente para 20 publicações talvez. Com a postagem de hoje, atingimos a marca de 653 postagens e ideias para novas publicações não param de surgir. Isso demonstra o quanto os recursos hídricos e o saneamento básico são importantes na vida de todos nós. 

Os melhores desejos de Boas Festas e um ótimo Final de Ano a todos. 

Até 2019! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s