ESPECIAL: REPRESA GUARAPIRANGA

A Represa Guarapiranga é o maior manancial da cidade de São Paulo. Ocupa uma área com aproximadamente 26 km² e fica localizada na Zona Sul da cidade, tendo capacidade para armazenar ate 191 bilhões de litros de água.

O empreendimento foi concluído entre os anos de 1908 e 1909, tendo como objetivo a regularização dos caudais do rio Tietê que alimentavam a Usina Hidrelétrica de Santana de Parnahyba, concluída em 1901. Durante os meses de seca, os volumes de água no rio Tietê caíam drasticamente, compromentendo o funcionamento da usina.

A Represa Guarapiranga tinha a função de armazenar água durante os meses de chuva, liberando esse volume gradativamente durante os meses de seca, função que ela cumpriu até 1928, ano em que teve sua função alterada para manacial de abastecimento de água da cidade de São Paulo.

O impacto da construção da represa foi muito além de suas funções técnicas – ela se transformou em uma importante área de lazer para a população da cidade, se transformando numa verdadeira praia urbana.

Ver também: ESPECIAL: GUARAPIRANGA – A GÊNESE

Publicidade

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s