AMIANTO: UM MATERIAL PERIGOSO QUE PODE ESTAR PRESENTE NA ÁGUA QUE VOCÊ BEBE

Caixa d'água em amianto

O amianto é uma fibra mineral que tem largo emprego industrial devido às suas características físicas: resistência a altas temperaturas, flexibilidade, resistência ao ataque de ácidos, isolamento elétrico e acústico, e, principalmente, um baixo custo. Ao longo do século XX, o amianto chegou a ser considerado um “mineral mágico”. Durante décadas, produtos fabricados em cimento amianto (massa com cimento e fibras de amianto) foi destaque na construção civil em materiais como placas, telhas, forros, pisos e caixas d’água.

Com o passar dos anos, estudos começaram a associar a intoxicação por fibras do amianto a uma série de doenças observadas entre trabalhadores da construção civil, mineiros e mecânicos, que tinham contato direto com o mineral,. As fibras inaladas ou ingeridas estimulam mutações celulares no organismo, que podem originar tumores cancerígenos nos pulmões e em outros órgãos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que cerca de 100 mil pessoas morrem por ano devido à doenças causadas pelo amianto e materiais que utilizam o mineral estão proibidos em mais de 50 países. O Brasil, ao contrário, é um dos cinco maiores utilizadores e exportadores de produtos com amianto do mundo.

De acordo com informações do INCA – Instituto Nacional do Câncer, as principais doenças relacionadas ao amianto são:

Asbestose: causada pela deposição de fibras de amianto nos alvéolos pulmonares, provocando uma reação inflamatória, fibrose e rigidez, reduzindo a capacidade de realizar a troca gasosa e da capacidade respiratória, levando à incapacidade para o trabalho;

Câncer de pulmão: O câncer de pulmão pode estar associado com outras manifestações mórbidas como asbestose;

Câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário: Também estão relacionados à exposição ao amianto;

Mesotelioma: é uma forma rara de tumor maligno, mais comumente atingindo a pleura, membrana serosa que reveste o pulmão, mas também incidindo sobre o peritônio, pericárdio, a túnica vaginal e bolsa escrotal.

Devido a toxicidade deste material, a venda de produtos com amianto na sua composição foram proibidas na cidade de São Paulo em 2001 e no Estado de São Paulo em 2007. Em outros 5 estados o amianto também é proibido: Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. No Mato Grosso do Sul a lei existente foi revogada pelo STF – Supremo Tribunal Federal, que considerou que houve invasão da competência da União. No Pará, as leis aprovadas na Assembléia Legislativa não foram sancionadas pelos sucessivos governadores e a população continua exposta aos riscos.

Apesar da proibição da venda de produtos a base de cimento amianto nestes 6 estados, existem milhões de residências que ainda continuam utilizando telhas, forros, pisos, caixas d’água entre outros produtos fabricados com este material. Um outro produto muito comum que utiliza o amianto são as pastilhas e sapatas de freios utilizados em carros, ônibus e caminhões.

Nas caixas d’água fabricadas com cimento amianto, o grande risco são as fibras do material que se soltam quando essas caixas são velhas; também há grande liberação dessas fibras durante a lavagem das caixas d’água – como a superfície das paredes são muito rugosas, é necessário o uso de buchas mais abrasivas nas operações de lavagem, o que provoca o desprendimento de fibras de amianto que podem ser ingeridas junto com a água.

Se a sua residência utiliza algum modelo da caixa d’água de cimento amianto, tenha atenção redobrada durante as operações de lavagem; se possível troque o reservatório por um modelo em termoplástico ou fibra de vidro – a saúde da família agradece.

2 Comments

  1. […] O amianto é uma fibra mineral que sempre teve largo uso em aplicações industriais devido às suas características físicas: resistência a altas temperaturas, flexibilidade, resistência ao ataque de ácidos, isolamento elétrico e acústico e, principalmente, baixo custo. Ao longo do século XX, o amianto chegou a ser considerado um “mineral mágico”. Durante décadas, produtos fabricados em cimento amianto (massa com cimento e fibras de amianto) foi destaque na construção civil, especialmente nas construções populares, encontrado em materiais como placas, telhas, forros, pisos e caixas d’água. […]

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s