AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O TERREMOTO NO MARROCOS 

Um destaque, segundo o próprio Cazarré, foram comentários reprovando essa nova gravidez por causa dos problemas ambientais criados pelas mudanças climáticas. Segundo foi possível entender, tem gente que acha um absurdo trazer uma nova vida ao mundo num momento tão crítico. 

Infelizmente, comentários estúpidos associando as mudanças climáticas aos mais diferentes males da humanidade não ficam restritos apenas a fãs anônimos de um artista. Tem gente “altamente gabaritada” falando besteira. 

Antes de qualquer coisa, é importante afirmar que não existe qualquer comprovação científica ou estudo que permita associar um terremoto às mudanças climáticas. Para falar o mínimo, uma fala dessas trata-se da mais pura ignorância. 

Como muitos dos leitores do blog devem saber, a superfície de nosso planeta é formada por grandes placas ou blocos de rocha chamados de placas tectônicas. No total são reconhecidas 55 placas tectônicas, sendo 15 placas principais e 40 placas menores ou sub placas. 

Falando de uma forma bastante simplificada, cada uma dessas placas ou sub placas podem ser imaginadas como se fossem uma jangada que flutua sobre o magma, uma massa de rocha liquefeita que forma o núcleo de nosso planeta. Essas placas e sub placas estão em contínuo movimento e é justamente o atrito entre as placas que provoca os terremotos. 

A Placa Sul-Americana, onde encontramos todos os países da América do Sul, lentamente começou a avançar rumo ao Leste, se afastamento pouco a pouco da África. A velocidade desse afastamento, que continua até os dias atuais, fica entre 3 e 5 cm por ano. Essa impressionante deriva dos continentes não tem nada a ver com o clima ou com mudanças climáticas. 

Marrocos fica no Norte da África, bem próximo do ponto de encontro entre a Placa Africana e a Placa Euroasiática – o atrito entre essas placas foi a causa provável do tremor. O terremoto de 6 graus na Escala Richter teve seu epicentro na cadeia de Montanhas Atlas a cerca de 70 km de Marrakech, uma importante cidade turística do Marrocos. Até o momento, as autoridades do país falam de 2.497 mortos e cerca de 2.500 feridos.  

A fala “sem pé nem cabeça” do nosso Presidente virou instantaneamente um dos memes mais visualizados nas redes sociais de todo o mundo, algo que é lamentável para todos nós brasileiros. 

Em tempos de mudanças climáticas e da necessidade de grandes lideranças políticas, é deprimente saber que temos um líder que fala uma besteira desse tamanho em um importante evento internacional. 

Deixe um comentário