URGENTE: CHUVAS FORTÍSSIMAS NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

A cidade de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, está em situação de calamidade pública. Em 24 horas a cidade recebeu o absurdo volume de 600 mm de chuva – isso significa que cada metro quadrado de solo na cidade recebeu um volume de 600 litros de água de chuva no período. 

Não existe infraestrutura que resista a tanta água. 

Bairros inteiros estão isolados em meio a ruas e avenidas cobertas por uma grossa camada de lama. Encostas de morros desabaram, encobrindo inúmeras casas. As vias de acesso ao município foram bloqueadas por deslizamentos. 

Os bairros em situação mais crítica são Cambury, Vila Sahy, Boiçucanga no Alto Tropicanga, Juquehy e Barra do Una, na região sul da cidade. As escolas da cidade foram disponibilizadas para receber os desabrigados e as equipes do Fundo Social de Solidariedade estão recebendo materiais de limpeza, água potável, entre outros itens. 

O mau tempo também está provocando fortes ressacas no mar, o que está impedindo o acesso das equipes de socorro por lanchas e outras embarcações aos bairros mais isolados. Helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo já foram deslocados para São Sebastião, porém, as condições do tempo estão impedindo os voos. 

Em Ilhabela, município vizinho, foram registrados 336 mm de chuva nas últimas 24 horas. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), colocou a faixa Sul do município em Estado de Atenção. 

O Governo do Estado de São Paulo está deslocando pessoal de apoio para auxiliar nos trabalhos de resgate e auxílio à população. O Governador Tarcísio de Freitas, inclusive, está se dirigindo até São Sebastião para avaliar in loco os problemas e coordenar as ações de auxílio a Prefeitura local. 

A previsão do tempo já havia alertado a população sobre a ocorrência de fortes chuvas durante o feriado do Carnaval na região – estavam previstos 250 mm de chuva, um volume já bastante alto, para os 5 dias do feriado. Os volumes de chuva, entretanto, foram bem maiores e caíram em uma fração do tempo previsto. 

Todos os eventos ligados ao Carnaval foram cancelados. Ainda não foram divulgadas informações sobre o número de vítimas fatais e de desalojados/desabrigados. 

VEJA NOSSO CANAL NO YOUTUBE – CLIQUE AQUI

Publicidade

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s