Um tema que tratamos em uma postagem recente são os grandes incêndios florestais que estão desvastando importantes áreas da Austrália. Uma notícia preocupante, divulgada há pouco pela versão digital da Revista Veja, afirma que o foco das preocupações das autoridades do estado de Nova Gales do Sul agora são os riscos ao abastecimento de água de grandes cidades como Sydney. Vejam a integra da repostagem:
Incêndios na Austrália ameaçam suprimento de água em Sydney
Bombeiros trabalham para proteger a infraestrutura de usinas de tratamento de água; distribuidoras temem contaminação por cinzas e material carbonizado
“Autoridades da Austrália disseram nesta sexta-feira, 27, que partes da infraestrutura de suprimento de água de Sydney estão ameaçadas pelo fogo. Bombeiros estão concentrados em proteger usinas de tratamento de água, estações de bombeamento e tubulações.
Apesar da ligeira queda nas temperaturas e aumento da umidade durante o Natal, os termômetros no Estado de Nova Gales do Sul devem atingir os 40º C no início da semana que vem, atiçando os fogos perto da represa de Warragamba, que fornece água a cerca de 80% dos 5 milhões de habitantes de Sydney.
“Nos dias anteriores ao resfriamento, os incêndios eram uma ameaça em potencial ao suprimento e aos recursos hídricos, particularmente em Warragamba e nas Montanhas Azuis”, disse um porta-voz da agência estadual de fornecimento de água, a WaterNSW.
A represa de Warragamba fica a 65 quilômetros de Sydney, e recolhe a água que flui das montanhas. Embora quase tenha atingido sua capacidade total há menos de três anos, o nível atual é de 44,8%, devido à seca prolongada que devasta o leste do continente.
Segundo o porta-voz da WaterNSW, a rede de infraestrutura de água do Estado não foi danificada, apesar da destruição generalizada.
Perigo de contaminação
Com mais de 40 represas no Estado, a WaterNSW fornece dois terços da água sem tratamento às instalações de Nova Gales do Sul, que trata e proporciona água potável a cidades da região.
Autoridades temem que cinzas e material carbonizado pelos incêndios possam contaminar a água nas represas, caso as chamas sejam seguidas por tempestades. Mas, por enquanto, não existe previsão de chuva a curto prazo.
Como precaução, a WaterNSW instalou barreiras de contenção para deter possíveis deslizamentos de detritos.”
Da Redação – 27 dez 2019, 19h20 (Com Reuters)
[…] OS GRANDES INCÊNDIOS FLORESTAIS NA AUSTRÁLIA AGORA AMEAÇAM O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM NOVA GALES… […]
CurtirCurtir
[…] que a que foi queimada na Amazônia em 2019. Além dos imensos prejuízos à vida animal e vegetal, as cinzas dos incêndios atingiram diversos reservatórios de água da região, o que prejudicou muito o já complicado abastecimento de água em diversas […]
CurtirCurtir
[…] exemplos como os das cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Nova York, Los Angeles, Cidade do Cabo, Sydney, entre muitas outras, e em países como Israel, Emirados Árabes Unidos e […]
CurtirCurtir