NAS SERRAS CATARINENSES, O EQUILÍBRIO PERFEITO ENTRE SOL, CHUVA E FRIO

colheita-de-macas-em-santa-catarina

Diferente de outras regiões brasileiras que, conforme citei nos dois posts anteriores, passam por extremos climáticos e estão sofrendo ou com o excesso de chuva ou com a seca prolongada, diversas regiões do Estado de Santa Catarina viveram neste último ano num clima de perfeito equilíbrio entre calor, frio e chuva.

A combinação de um inverno rigoroso e de uma primavera com baixa umidade e muito calor está possibilitando uma supersafra de maçãs em Santa Catarina. Responsável por 50% da produção nacional da fruta, a perspectiva do Estado é a colheita de 500 mil toneladas de maçãs em 2017, produção 20% maior em volume e com qualidade surpreendente.

Em 2016 foram colhidas no Brasil 830 mil toneladas de maçãs. Neste ano a previsão é a colheita de mais de 1,1 milhão de toneladas. Ao contrário de anos anteriores, onde os invernos foram excessivamente quentes, as chuvas intensas e ocorreram geadas fora de hora, essa safra contou com 1.400 horas de frio rigoroso no inverno e um período de floração das árvores com poucas chuvas, resultando em frutos com polpa firme, teor de acidez e nível de açúcar em perfeito equilíbrio.

Os trabalhos de colheita devem se estender até o mês de abril, com os produtores conseguindo vender a fruta com preços até 17% superiores ao período de safra de 2016. Muita gente em Santa Catarina tem razões de sobra para comemorar muito neste Carnaval.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s