COLETORES TRONCO, INTERCEPTORES E LINHAS DE RECALQUE

Coletor Tronco

O diâmetro das tubulações de uma rede hidráulica como as de abastecimento de água e de esgotos vai variar ao longo de toda a rede. Conforme o volume de efluentes aumenta ou diminui em um determinado trecho da rede, o diâmetro das tubulações também vai aumentar ou diminuir e as especificações técnicas e materiais utilizados nas produção das tubulações também vão variar. Essas variações tem como objetivo adequar tecnicamente as necessidades de escoamento dos volumes locais de efluentes com o controle de custos – quanto maior o diâmetro de uma tubulação, maior é o custo em materiais e mão de obra para a sua instalação. Se você imaginar que uma Rede de Abastecimento de Água ou de Esgotos tem centenas ou até milhares de quilômetros de extensão, faz todo o sentido o controle adequado dos recursos.

A maior parte das tubulações de uma Rede Coletora de Esgotos é formada por tubulações de pequeno diâmetro, na faixa entre 150 e 200 mm; essas tubulações são as primeiras a receber o efluentes na saída dos imóveis. Essas tubulações são instaladas nas ruas de um bairro e despejam os efluentes em tubulações de grande porte, conhecidas como Coletores Tronco. Essas tubulações são projetadas para formar grandes eixos receptores para os esgotos de centenas ou até milhares de imóveis, estruturando a Rede Coletora. Nesse projeto são analisadas a quantidade de imóveis e o número estimado de moradores no bairro ou região, determinando-se o volume máximo de esgotos gerados e o diâmetro necessário para o Coletor Tronco. Esse cálculo considera, inclusive, as projeções de crescimento da população local nos próximos anos.

Os Coletores Interceptores são tubulações de esgotos similares aos Coletores Tronco, instaladas ao longo das margens de rios e córregos e que tem a função de interceptar os esgotos que estão sendo lançados por redes coletoras diretamente no corpo d’água. Rios e córregos são os pontos mais baixos de uma bacia ou sub-bacia hidrográfica e, normalmente, as redes coletoras de esgoto de cidades que não possuem Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) são construídas de forma a despejarem as águas residuárias diretamente nesses corpos d’água. Quando há uma decisão do poder público ou da empresa de saneamento local em instalar uma ETE para o tratamento dos esgotos, a construção dos interceptores é uma das maneiras mais eficientes e baratas de coletar os esgotos e encaminhá-lo para tratamento.

Normalmente, as áreas de fundo de vale são as mais desvalorizadas de uma cidade (principalmente quando o corpo d’água está altamente poluído por esgotos) e os custos de desapropriação dos terrenos é muito baixo, o que facilita a viabilização do projeto. A declividade natural do terreno ao longo do curso do rio é favorável ao escoamento dos esgotos pelo Interceptor. Muitos projetos de construção de Coletores Interceptores acabam viabilizando a construção das avenidas de fundo de vale, que incluem a canalização ou retificação de rios e córregos e também a transferência de populações de baixa renda, que usualmente são forçadas a buscar estes terrenos como alternativa de moradia.

As Linhas de Recalque são as tubulações instaladas na saída de uma Estação Elevatória de Esgotos e são projetadas para trabalhar sob pressão (normalmente são tubulações metálicas). As Linhas de Recalque levam os esgotos até uma outra bacia ou sub-bacia ou então na direção da Estação de Tratamento de Esgotos.

Você já deve estar percebendo que a construção das essenciais Redes Coletoras de Esgotos não é tão simples quando pode parecer a princípio e que sem o real compromisso dos governantes nunca serão construídas na velocidade e quantidade necessária para atender as populações.

Vamos continuar no próximo post.

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s