POÇO DE VISITA, POÇO DE INSPEÇÃO E TERMINAL DE LIMPEZA

Poço de Visita

No último post falamos dos principais tipos de tubulações que formam uma Rede Coletora de Esgotos, dando uma ideia da complexidade do projeto e execução deste tipo de obra. Hoje, vamos complementar as informações, mostrando algumas estruturas que são construídas ao longo das tubulações, fundamentais para as operações de limpeza e manutenção de toda a Rede.

Redes Coletoras de Esgotos, a princípio, são instaladas e operadas com o objetivo de receber os efluentes dos sistemas sanitários domésticos, formados em média por 97% de águas servidas e 3% de matéria sólida. Infelizmente, muitos usuários da Rede imaginam que todo o tipo de lixo e materiais podem ser lançados e descartados nas tubulações, especialmente a partir do vaso sanitário. Incluem-se na lista papel, preservativos, absorventes íntimos, bitucas de cigarros, brinquedos e peças plásticas; na pia da cozinha há eliminação de restos de comida, sementes de frutas, fragmentos de ossos e, infelizmente, a eliminação de óleo usado; das lavanderias são eliminados botões, moedas, fibras de tecido e pequenas quantidades de areia; por fim, nos ralos dos banheiros escorrem centenas de fios de cabelos todos os dias. A combinação de todos esses materiais correndo através das tubulações tem potencial para criar obstruções e entupimentos progressivos na Rede.

Uma outra fonte de problemas são os lançamentos ilegais de águas pluviais nas Redes Coletoras de Esgotos, que carreiam todo o tipo de lixo e fragmentos para o interior das tubulações, especialmente areia. Essa areia decanta e vai se acumulando no fundo das tubulações, reduzindo gradativamente a área da seção transversal, o que significa uma redução no fluxo de efluentes e risco de entupimentos graves ou até obstrução total das tubulações.

Poço de Visita (PV) é uma câmara destinada a permitir visitas de técnicos para inspeção e trabalhos de manutenção preventiva ou corretiva nas tubulações da Rede Coletora de Esgotos, função similar à das caixas de inspeção instaladas no ramal interno de esgotos dos imóveis, ou seja, permitir o acesso às tubulações enterradas sem que haja a necessidade de se fazer escavações no solo. Também têm a função de interligar diferentes redes de tubulações. Estes poços são construídos usando-se tubos de concreto enterrados no sentido vertical, entre o nível da rua e o nível onde estão enterradas as tubulações. O poço recebe uma tampa de concreto onde há um tampão de ferro no centro da peça.

Os Poços de Inspeção (PI) têm uma construção semelhante, porém utilizam tubulações de menor diâmetro e não permitem a entrada e descida de técnicos. Os Terminais de Limpeza (TL) são tubulações de pequeno diâmetro instaladas no sentido vertical, que permitem a injeção de água pressurizada para a lavagem e desentupimento de trechos da rede de esgotos.

Quanto maior a quantidade dessas estruturas ao longo das Redes Coletoras de Esgotos, maior a garantia de acesso e facilidade dos serviços de manutenção e limpeza. Porém, se construídas de forma errada (o que infelizmente ocorre com muita frequência), os tampões de ferro podem ficar ou muito acima ou muito abaixo do nível do pavimento, criando uma fonte de problemas e de riscos para o tráfego de veículos. Nos últimos anos, esse problema vem sendo provocado por operações de fresagem e recapeamento do pavimento asfáltico de ruas e avenidas, onde não há um cuidado com a correção do nível dos tampões. Outro problema sério são os roubos destes tampões de ferro por catadores de sucata, criando verdadeiras armadilhas para os motoristas e pedestres – eu mesmo, ironicamente, já quebrei a suspensão do carro num PV sem o tampão. Felizmente, os novos tampões que estão sendo utilizados nestas obras possuem um sistema de trava, que evita (ou dificulta muito) o roubo das peças e tranquiliza a vida dos motoristas.

Vamos começar a falar do tratamento dos efluentes na Estação de Tratamento de Esgotos no próximo post.

Para saber mais: Esgoto Sanitário: que trem é esse sô?

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s