ESGOTOS SANITÁRIOS X ÁGUA DE CHUVA: UM VELHO PROBLEMA

Água de chuva

Em diversas ocasiões, enquanto acompanhava trabalhos das equipes em obras de implantação de redes coletoras de esgotos, fui abordado por moradores das vizinhanças que me questionavam sobre o diâmetro das tubulações de esgotos que estavam sendo instaladas – essas pessoas argumentavam que, em um dia de chuva forte, aquelas “manilhas” não conseguiriam escoar as águas. E, em cada uma dessas ocasiões, me via obrigado a explicar que esgotos e água de chuva (ou pluvial) eram coisas diferentes e que existem redes de tubulações próprias para uma delas.

As tubulações da rede de esgotos não foram dimensionadas para suportar o volume de águas das chuvas e seu uso inadequado, além de sobrecarregar a rede, pode causar retorno do esgoto em condições de chuva forte e entupimento das tubulações. A água de chuva não necessita passar pela estação de tratamento de esgotos – ela deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial, sob responsabilidade da prefeitura local, que vai encaminhar esta água direção dos rios e córregos da região.

Para que você consiga perceber a diferença de volume entre os esgotos sanitários e o das águas pluviais, vamos recordar que o consumo de água de uma pessoa está entre 150 e 200 litros/dia. Essa água, depois de utilizada nos banhos, na lavagem das roupas e na limpeza da casa, na lavagem e preparação de alimentos, no vaso sanitário etc, é transformada em esgotos sanitários. Se considerarmos que uma família média tem 5 pessoas, teremos a geração máxima de 1.000 litros de esgotos a cada dia, produzidos de maneira gradual ao longo de muitas horas. As tubulações da rede de esgotos foram calculadas para receber volumes de águas dessa ordem de grandeza de cada imóvel.

Vamos considerar que a família descrita more numa casa com um telhado ou laje com 100 metros quadrados (uma casa com cinco cômodos tem aproximadamente essa área de telhado). Num dia de verão com chuva forte é muito comum o registro de índices pluviométricos de 45 mm (devidamente convertido, esse índice indica que numa área de 1 metro quadrado caiu 45 litros de água de chuva). Considerando que o telhado da casa do nosso exemplo tem 100 metros quadrados, o total de água que caiu durante a chuva será de 4.500 litros de água . Esse volume de água de chuva corresponde a quase cinco vezes o volume diário de esgoto gerado pelo imóvel. Imagine que muitos imóveis nas vizinhanças também estejam lançado águas de chuva na rede de esgotos – não é necessário ser expert em matemática para perceber que a tubulação da rede de esgotos não tem capacidade para absorver instantaneamente todo esse volume de água. As tubulações vão trabalhar por um longo período com a pressão máxima até conseguir escoar toda a água, imóveis localizados em pontos mais baixo poderão ser alagados por retorno de esgotos pelos ralos e as estações de tratamento de esgotos serão sobrecarregadas com um volume de efluentes muito acima da capacidade máxima de tratamento calculada no projeto – é um desastre para todo o sistema

Observe que estamos considerando só a água de chuva que caiu sobre o telhado, pois muitos proprietários de imóveis não resistem à tentação de ligar os canos de escoamento das calhas no sistema de esgoto doméstico. Se os ralos externos desse imóvel também estiverem ligados ao sistema de esgoto, o volume de águas de chuva lançada nas tubulações será maior ainda.

Vamos nos aprofundar neste tema nos próximos posts. Por enquanto fica esse alerta – verifique se as saídas de águas pluviais do telhado da sua casa estão sendo lançados na direção da sarjeta de sua rua (que é o caminho natural de escoamento). A rede de esgotos só pode receber efluentes de esgotos – lembre sempre disso!

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s