DERRETIMENTO DAS GELEIRAS DA CORDILHEIRA DO HIMALAIA AMEAÇA 20% DA HUMANIDADE 

A Cordilheira do Himalaia, também conhecida como as Montanhas Himalaias, forma um arco com cerca de 2.500 km de extensão e largura entre 150 e 400 km no Sul da Ásia. A cordilheira se estende do Afeganistão até a China (incluindo o Tibete ocupado), atravessando o Paquistão, Índia, Nepal e Butão, além de pequenos trechos de Bangladesh e Mianmar.  

Essas montanhas se formaram a partir do choque entre a placa tectônica do Subcontinente Indiano, que formava parte do antigo supercontinente de Gondwana, com a Placa Asiática. A Cordilheira do Himalaia concentra algumas das montanhas mais altas do mundo – mais de 100 de suas montanhas possuem mais de 7 mil metros de altitude, incluindo o Monte Everest com seus 8.848 metros acima do nível do mar. 

As geleiras das Montanhas Himalaias concentram as nascentes dos maiores e mais importantes rios da Ásia. Só o rio Ganges, um dos mais importantes da Índia, atende ao abastecimento de mais de 500 milhões de pessoas. Outros grandes rios alimentados por geleiras dos Himalaias são: Indo, Bramaputra, Irauádi, Yang-Tsé (Rio Azul), Huang-Ho (Rio Amarelo) e o Mekong. Essa lista também inclui os rios Syr Daria e Amu Daria, os mais importantes da Ásia Central. 

Aproximadamente 240 milhões de pessoas vivem em regiões dentro do perímetro das Montanhas Himalaias. Ao longo dos vales dos rios alimentos com as águas de suas geleiras vivem cerca de 1,65 bilhão de pessoas. Ou seja – cerca de 20% da população do nosso planeta depende as águas que fluem das montanhas da Cordilheira do Himalaia. 

Um relatório do ICIMOD – Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado de Montanhas, uma organização intergovernamental que reúne oito países do Leste da Ásia, comprovou o que já se especulava há muito tempo – a perda de gelo nos glaciares dessas montanhas está se acelerando. 

De acordo com os estudos, as geleiras das montanhas dessa região do planeta apresentaram um crescimento na perda do gelo da ordem de 65% entre 2011 e 2020, quando comparado à década anterior. 

O estudo indica que essas geleiras poderão perder até 80% de sua massa de gelo até o final desse século caso as mudanças climáticas globais se mantenham no mesmo ritmo. Caso isso se confirme, grande parte do abastecimento de água das populações dessa extensa região estará seriamente comprometido. 
 

Problemas muito parecidos ameaçam outros rios com nascentes em glaciares de montanhas por todo o mundo como nos Alpes na Europa, nas Montanhas Rochosas na América do Norte ou ainda a Cordilheira dos Andes na América do Sul. Entretanto, nenhuma dessas regiões concentra uma quantidade tão grande de pessoas quanto na área de influência das montanhas da Cordilheira do Himalaia. 

Essa, com toda a certeza, será uma das maiores tragédias humanas das próximas décadas. 

2 Comments

Deixe um comentário