O RESSURGIMENTO DE UM LAGO QUE SECOU HÁ 80 ANOS NA CALIFÓRNIA 

Até meados do século XX. O Lago Tulare era o maior lago de água doce da Costa Oeste dos Estados Unidos. Localizado no vale Central da Califórnia, esse lago era alimentado pelo derretimento da neve das montanhas de Sierra Nevada

Com o grande desenvolvimento da agricultura no Estado, grandes volumes de água que alimentavam o lago passaram a ser desviados para uso em sistemas de irrigação. E, repetindo uma história tantas vezes vista em grandes lagos pelo mundo a fora, o Lago Tulare começou a encolher até secar completamente. 

De tempos em tempos, como ocorreu em 1983, ano em que a Califórnia sofreu com fortes precipitações de neve, o lago inicia um efêmero ressurgimento. Porém, nunca passa de uma rápida enchente. 

Esse ano, mais uma vez, parece que o Lago Tulare vai voltar a ressurgir. A Califórnia vem enfrentando uma temporada de fortes chuvas e também a segunda temporada com a maior quantidade de nevascas em 77 anos. De acordo com o NWS – Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, na sigla em inglês, esse é um “inverno que simplesmente não quer acabar”.  

Os rios da Califórnia estão apresentando volumes expressivos a tal ponto de as autoridades estaduais passarem a se preocupar com a evacuação de comunidades que vivem ao largo de margens de rios e em vales. A depressão onde ficava o Lago Talure também está recebendo grandes volumes de água como nos velhos tempos. 

Conforme já tratamos em diversas postagens anteriores, a Califórnia enfrentou uma forte e persistente seca ao longo dos últimos anos. Um dos sintomas mais evidentes de situação são os grandes incêndios florestais que vem se repetindo ano após ano. 

Esse ano, as coisas estão bem diferentes – o Estado experimentou um inverno excepcionalmente úmido. Fortes correntes de ar carregadas de umidade vindas do Oceano Pacífico tem atingido todo o Estado, o que tem provocado fortes chuvas. Solos que passaram anos ressecados agora estão saturados de água. 

Com as fortes chuvas, grandes extensões de terras no Estado estão cobertas com gramíneas e arbustos, um sinal claro de que os solos estão com mais umidade e que as possibilidades de ocorrência dos grandes incêndios florestais serão bem menores ao longo deste ano. 

De acordo com o monitor de secas dos Estados Unidos, essa é a primeira vez desde 2020 que a Califórnia está sendo considerada livre de secas, principalmente na importante região agrícola do Vale Central da Califórnia. A exceção são as regiões desérticas e semiáridas do Estado onde se apresentam situações de secas severas e moderadas. 

De acordo com o pesquisador Thomas Harter, da Universidade da Califórnia, o Estado costumava apresentar um equilíbrio entre o número de anos secos e úmidos. A cada 20 anos, a Califórnia apresentava 10 anos secos e 10 anos úmidos, uma proporção que era considerada sustentável. 

Nos últimos 25 anos, entretanto, o Estado apresentou 16 anos secos e apenas 9 anos úmidos, um preocupante desequilíbrio climático. E as perspectivas futuras não são nada boas devido às mudanças climáticas – se preveem anos cada vez mais quentes e um clima cada vez mais seco para a Califórnia. 

A Califórnia entrou para o imaginário popular do norte-americano médio em meados do século XIX, época em que o Estado viveu a famosa “corrida do Ouro”. Em 1848, foi descoberto ouro em Sutter’s Mill, uma notícia que se espalhou rapidamente por todo o país. Entre 1848 e 1855, a Califórnia atraiu mais de 300 mil pessoas. 

Aqui é importante lembrar que pouco antes desse evento, entre 1846 e 1848, os Estados Unidos e o México se envolveram numa guerra por causa da disputa de territórios, conflito que foi vencido pelos norte-americanos. Além da Califórnia, a disputa envolveu os territórios de Nevada, Arizona e Utah, além de partes do território do Wyoming, Colorado e Novo México. 

Durante todo o século XX, a Califórnia experimentou um forte e consistente crescimento econômico, o que transformou o Estado num dos mais ricos e mais populosos dos Estados Unidos. O estilo de vida dos californianos se transformou numa referência para todos os norte-americanos, que costumam se referir a Califórnia como “Estado Dourado”. 

Nas últimas décadas, entretanto, todo o Oeste do país – com forte destaque para a Califórnia, vem sofrendo bastante com as mudanças climáticas. A redução do volume de chuvas e da precipitação de neve são visíveis na redução dos caudais de rios como o Colorado, o mais importante do Sudoeste dos Estados Unidos. 

Na Califórnia, essas mudanças climáticas têm se mostrado na forma de problemas para o abastecimento de água para a população de grandes cidades, em grandes incêndios florestais e, mais recentemente, em problemas para a distribuição de energia elétrica. 

Grandes cidades californianas com Los Angeles, San Diego e San Bernardino foram obrigadas a impor uma redução compulsória de 25% no volume de água disponibilizada para seus moradores, ao mesmo tempo em negociaram um aumento das cotas de água do rio Colorado com os agricultores do Imperial Valley. 

Também não é segredo que o Estado vem sofrendo sistematicamente, ano após ano, com grandes incêndios florestais. Com a falta de chuvas e com a vegetação seca, basta uma pequena fagulha ou uma bituca (ou guimba) de cigarro acesa para desencadear incêndios devastadores que arrasam enormes áreas florestais. 

Outro sinal de que as coisas não andam bem no “Estado Dourado” – em 31 de agosto de 2022, a Associação de Energia Pública dos Estados Unidos fez um apelo aos californianos que possuem veículos elétricos – “Insta-se aos consumidores reduzir o uso de energia entre as 16h00 e as 21h00, quando o sistema faz mais esforço pela alta demanda constante e a menor energia solar disponível”.   

Além dos problemas climáticos e ambientais, a Califórnia também vem sofrendo com os excessos dos ambientalistas, com leis draconianas criadas pelo Governo Estadual e muitas liberalidades concedidas a praticantes de “pequenos” crimes. Grandes empresas estão abandonando o Estado e se instalando em locais mais liberais como o Texas. 

Este ano, ao menos, começou com melhores perspectivas climáticas para os californianos. Resta saber se o Lago Tulare vai mesmo voltar a encher… 

Publicidade

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s