
Uma postagem bem rápida:
Ótima notícia: segundo dados divulgados pelo IDSC – Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Cidades Sustentáveis, São Paulo é a capital mais sustentável do Brasil. As capitais dos Estados que formam a Amazônia Legal, ao contrário, ficaram nas últimas posições desse ranking.
A cidade mais sustentável do Brasil é São Caetano do Sul, pequena mancha urbana com 15 km2 e cerca de 160 mil habitantes vizinha a São Paulo. Aliás, cidades paulistas ocupam as dez primeiras posições no índice de sustentabilidade. São elas em ordem decrescente: São Caetano do Sul, Jundiaí, Valinhos, Saltinho, Taguaí, Vinhedo, Cerquilho, Sertãozinho, Limeira e Borá.
O ranking com as cidades mais sustentáveis do Brasil foi elaborado a partir das recomendações do ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 compromissos firmados por 193 países em 2015, durante o encontro da Cúpula do Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.
Entre esses compromissos podemos citar dois exemplos: o abastecimento de água e a coleta seletiva de resíduos domiciliares. Na cidade de São Paulo, 99,3% da população é atendida com abastecimento de água e 79% dos resíduos sólidos são coletados de forma seletiva. A boa posição da capital paulista veio em função desses números.
Como bom paulistano, é claro, fico bastante feliz pela excelente colocação da minha cidade nesse ranking. Por outro, paulistanos são famosos por terem um senso crítico aguçado e por serem muito exigentes. “Bando de gente chata”, como diriam muitos. Logo, preciso afirmar que ainda existe muita coisa a ser melhorada.
A própria notícia que divulgou o ranking das cidades sustentáveis deixa isso muito claro, afirmando que os índices de educação precisam melhorar. Um exemplo é percentual de analfabetos na população – a meta é de 3% e em São Paulo está 3,18% (se os analfabetos funcionais forem incluídos aqui, a situação piora muito).
Agora, se São Paulo com todos os seus problemas ainda conseguiu liderar o ranking das capitais mais sustentáveis, fico imaginando a situação das demais capitais brasileiras.
Ainda vamos voltar a esse assunto…