“Vira-latas costumam entrar nos rios que recebem os rejeitos industriais em busca de comida, o que pode ter tingindo o pelo dos animais”
A contaminação e destruição de cursos d’água é uma espécie de praga que tem se manifestado nos quatro cantos do mundo. Nos países mais desenvolvidos, essa praga segue sob controle, com legislações e mecanismo para contenção da poluição, além de seriedade no tratamento de efluentes domésticos e industriais – porém, qualquer vacilo que aconteça, milhões de litros de poluentes podem escapar e poluir algum rio importante.
Em países em desenvolvimento como Brasil, China e Índia, podemos afirmar que a “praga corre solta!” Em postagens recentes, venho falando da poluição de importantes rios brasileiros como o Tietê, Cubatão, Paraíba do Sul e, tragicamente, o rio Doce.
Prestem atenção nesta matéria publicada pelo site da Revista Veja, que fala dos altíssimos níveis de contaminação de rios por efluentes industriais:
“A poluição industrial pode estar pintando os cachorros de azul em uma cidade no oeste da Índia. De acordo com o jornal local Hindustan Times, vira-latas de Nova Mumbai estão adquirindo cor azulada possivelmente após mergulharem em rios que recebem rejeitos industriais em busca de comida.
Uma medição feita pela prefeitura local mostrou que o nível de Demanda Biológica por Oxigênio (DBO – um parâmetro de medição de poluição) na água do rio Kasadi era de 80 mg/L — a água para consumo humano tem menos de 3 mg/L.
Grupos ambientalistas vêm criticando o governo por não agir contra a falta de tratamento dos dejetos. Em 2016, os pescadores locais afirmaram que a poluição estava afetando o estoque de peixes na região.
Ao todo são 997 fábricas ligadas a atividades químicas, farmacêuticas, de engenharia e de processamento de alimentos. O governo afirmou que vai investigar o caso.”
Redação Veja – Edição Digital – 17/08/2017
[…] de mais de 50%) e ampliar ao máximo os sistemas de coleta e tratamento de esgotos, domésticos e industriais, problema que está destruindo boa parte das fontes de água superficiais do […]
CurtirCurtir
[…] situação, que é gravíssima, já foi tema de diversas postagens aqui no blog, que tratam desde cachorros azuis devido ao contato com poluentes e produtos químicos nos rios até o descarte de corpos humanos e […]
CurtirCurtir
[…] agosto de 2017 publiquei uma curiosa postagem, onde mostrei que os cachorros vira latas de algumas cidades da Índia estavam ficando azuis por […]
CurtirCurtir