“POLUIÇÃO NA ÍNDIA ESTÁ DEIXANDO OS CACHORROS AZUIS”

mundo-cachorro-azul-india-2

“Vira-latas costumam entrar nos rios que recebem os rejeitos industriais em busca de comida, o que pode ter tingindo o pelo dos animais”

A contaminação e destruição de cursos d’água é uma espécie de praga que tem se manifestado nos quatro cantos do mundo. Nos países mais desenvolvidos, essa praga segue sob controle, com legislações e mecanismo para contenção da poluição, além de seriedade no tratamento de efluentes domésticos e industriais – porém, qualquer vacilo que aconteça, milhões de litros de poluentes podem escapar e poluir algum rio importante.

Em países em desenvolvimento como Brasil, China e Índia, podemos afirmar que a “praga corre solta!” Em postagens recentes, venho falando da poluição de importantes rios brasileiros como o Tietê, Cubatão, Paraíba do Sul e, tragicamente, o rio Doce.

Prestem atenção nesta matéria publicada pelo site da Revista Veja, que fala dos altíssimos níveis de contaminação de rios por efluentes industriais:

“A poluição industrial pode estar pintando os cachorros de azul em uma cidade no oeste da Índia. De acordo com o jornal local Hindustan Times, vira-latas de Nova Mumbai estão adquirindo cor azulada possivelmente após mergulharem em rios que recebem rejeitos industriais em busca de comida. 

Uma medição feita pela prefeitura local mostrou que o nível de Demanda Biológica por Oxigênio (DBO – um parâmetro de medição de poluição) na água do rio Kasadi era de 80 mg/L — a água para consumo humano tem menos de 3 mg/L.

Grupos ambientalistas vêm criticando o governo por não agir contra a falta de tratamento dos dejetos. Em 2016, os pescadores locais afirmaram que a poluição estava afetando o estoque de peixes na região.

Ao todo são 997 fábricas ligadas a atividades químicas, farmacêuticas, de engenharia e de processamento de alimentos. O governo afirmou que vai investigar o caso.”

Redação Veja – Edição Digital – 17/08/2017

Anúncios

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s