NAS SERRAS CATARINENSES, O EQUILÍBRIO PERFEITO ENTRE SOL, CHUVA E FRIO

colheita-de-macas-em-santa-catarina

Diferente de outras regiões brasileiras que, conforme citei nos dois posts anteriores, passam por extremos climáticos e estão sofrendo ou com o excesso de chuva ou com a seca prolongada, diversas regiões do Estado de Santa Catarina viveram neste último ano num clima de perfeito equilíbrio entre calor, frio e chuva.

A combinação de um inverno rigoroso e de uma primavera com baixa umidade e muito calor está possibilitando uma supersafra de maçãs em Santa Catarina. Responsável por 50% da produção nacional da fruta, a perspectiva do Estado é a colheita de 500 mil toneladas de maçãs em 2017, produção 20% maior em volume e com qualidade surpreendente.

Em 2016 foram colhidas no Brasil 830 mil toneladas de maçãs. Neste ano a previsão é a colheita de mais de 1,1 milhão de toneladas. Ao contrário de anos anteriores, onde os invernos foram excessivamente quentes, as chuvas intensas e ocorreram geadas fora de hora, essa safra contou com 1.400 horas de frio rigoroso no inverno e um período de floração das árvores com poucas chuvas, resultando em frutos com polpa firme, teor de acidez e nível de açúcar em perfeito equilíbrio.

Os trabalhos de colheita devem se estender até o mês de abril, com os produtores conseguindo vender a fruta com preços até 17% superiores ao período de safra de 2016. Muita gente em Santa Catarina tem razões de sobra para comemorar muito neste Carnaval.

Deixe um comentário