UTILIZANDO CORRETAMENTE AS ÁGUAS PLUVIAIS – PARTE PRÁTICA

captacao-agua-de-chuva

No meu último post falamos da utilização das águas pluviais em usos não potáveis. Vamos entender isso na prática:

Uma das maneiras mais econômicas de armazenar águas pluviais em uma residência é utilizar tambores de aço ou bombonas plásticas grandes. Pesquisando na Internet você poderá encontrar esses recipientes a venda com preços a partir de R$ 25,00 (procure volumes na faixa de 200 litros). É importante que você pesquise bastante até encontrar unidades em bom estado de conservação e adequadas para o armazenamento de água.

Para que você tenha ideia do que estamos falando, um tambor ou bombona que consiga armazenar 200 litros de águas pluviais representa água suficiente para realizar pelo menos 30 descargas no vaso sanitário (considerando-se um vaso sanitário com caixa de descarga acoplada e consumo de 6 litros por descarga) – essa simples conta permite que você tenha uma boa ideia da economia que você poderá conseguir na sua conta de água. Mas é importante lembrar que essa água não poderá ser utilizada para consumo humano – somente poderá ser utilizada para usos não potáveis como em descargas sanitárias, limpeza de pisos, rega de jardins, lavagem de carros, preparação de argamassa e concreto etc.

Outra observação fundamental é que os recipientes que serão utilizados para o armazenamento de água precisam estar apoiados firmemente sobre uma base sólida – evite os improvisos feitos com blocos de concreto ou tijolos soltos; um litro de água pesa aproximadamente 1 kg – no nosso caso, estaremos trabalhando com um recipiente com 200 litros de água (ou aproximadamente 200 kg), mais o peso líquido do recipiente: o deslocamento acidental de um volume com esse peso pode provocar múltiplas fraturas numa perna ou em um pé – muito cuidado.

A foto que ilustra esse post lhe dará uma boa ideia da configuração dos recipientes, alinhados em paralelo com a parede da residência. Observe o seguinte:

Os recipientes tem tampa: isso é importante para evitar que sua reserva de água se transforme num criadouro de mosquitos;

Evite usar recipientes transparentes ou translúcidos – a incidência de luz solar facilita o crescimento e proliferação de micro algas na água e bactérias;

A água da chuva será coletada por um sistema de calhas – é importante instalar um sistema de filtragem (tela por exemplo) na tubulação de descida, com o objetivo de reter folhas, galhos e outros materiais particulados;

Quando começar a chover, é fundamental deixar a água escorrer livremente por alguns minutos antes de conectá-la aos recipientes – essa água carregará muita sujeira que estava acumulada sobre as telhas;

Observe que a configuração dos recipientes permite a inclusão sequencial de um novo recipiente em série, a jusante a quantidade de água armazenada à demanda da residência;

Cada recipiente deve ter uma torneira na base – faça um furo com uma serra copo que tenha o mesmo diâmetro da rosca da torneira; encaixar a torneira no furo e fixar usando massa epoxi ou borracha de silicone.

É importante higienizar a água armazenada: você vai precisar aplicar uma dose de 10 ml (uma colher de sobremesa) de água sanitária para cada 100 litros de água armazenada. Com esse cuidado, seu estoque de águas pluviais poderá ser utilizado com segurança e economia.

O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de São Paulo, publica um manual com ótimas informações para o armazenamento de águas pluviais. Faça o download deste manual e obtenha preciosas lições que lhe ajudarão a usufruir com muita segurança e qualidade dessa fonte de água tão preciosa que, literalmente, cai do céu sobre as nossas casas.

Existem também ótimos reservatórios em plástico de engenharia desenvolvidos especialmente para esse tipo de uso – se você não é do tipo com habilidades manuais, essa pode ser uma ótima alternativa.

Boa sorte e bom uso das águas pluviais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s