O DESPERDÍCIO DE ÁGUA, OU SEU DINHEIRO ESCORRENDO PELO RALO

Vassoura hidráulica

No meu último post classifiquei as perdas de água nas residências em Perdas de Rede e em Perdas no Uso, como forma didática de apresentar o problema. Hoje vamos abordar os desperdícios de água nas atividades cotidianas de uma residência.

Os valores apresentados podem apresentar variações em função dos modelos/fabricantes de torneiras, chuveiros, lavadoras de roupa, etc – o importante é prestar atenção nas dicas de uso da água e na economia que pequenas mudanças de hábitos podem gerar. Veja:

Escovar os dentes com a torneira aberta pode resultar em um consumo de 12 litros de água em 5 minutos. Recomenda-se molhar a escova e fechar a torneira enquanto se escova os dentes, enxaguando a boca depois, o que poderá resultar numa economia de até 11 litros de água.

Uma lavagem de louças com a torneira aberta pode gerar um consumo de até 120 litros de água em 15 minutos. Para economizar, limpe os restos de comida e jogue no lixo; encha a pia até a metade para ensaboar e feche a torneira; esvazie a pia e encha até a metade novamente para enxaguar. Para dar aquele acabamento final, você pode dar uma enxaguada nas peças de louça com a torneira em fio de água. Você poderá economizar até 100 litros de água por lavagem de louça.

Fazer uma barba em 5 minutos com a torneira aberta pode consumir uma média de 12 litros de água. É possível baixar esse consumo para 2 litros – feche o ralo da pia e armazene 1 litro de água na cuba para usar na lavagem do aparelho de barbear. Quando terminar abra a torneira da pia para lavar o rosto.

Uma lavadora com capacidade para 5 Kg de roupas gasta até 135 litros de água por lavagem. Já no tanque, com a torneira ligada por 15 minutos, gastam-se 117 litros. Por isso, na hora de lavar a roupa na máquina, espere juntar a quantidade máxima nominal da lavadora (5 kg). No tanque, o melhor é enchê-lo para ensaboar as roupas deixando a torneira fechada e depois trocar a água para enxaguar. A água da lavagem pode ser reaproveitada para lavar o quintal, a calçada e dar aquela primeira lavagem no seu carro – o acabamento final poderá ser feito com uma pequena quantidade de água limpa. Só para se ter uma ideia da água economizada, saiba que uma lavagem do seu carro com uma mangueira ligada consome entre 350 e 780 litros de água, a depender do tamanho do veículo.

Um banho de chuveiro com uma duração de 15 minutos gasta mais ou menos 135 litros de água. Sem nenhuma correria, você pode reduzir o consumo de água para apenas 45 litros simplesmente fechando o registro na hora de se ensaboar.

Finalmente, uma dica de ouro – jogue fora a “vassoura hidráulica”. Explico: muita gente costuma usar uma mangueira com água jorrando com pressão para “varrer” quintais e calçadas. Simplesmente guarde a mangueira e use a boa e velha vassoura e uma pá – você vai se surpreender com a água economizada.

Para finalizar, lembre-se que além da economia na conta da água, você poderá economizar também na taxa de coleta e tratamento de esgotos (para as localidades que tem esse serviço em operação). Como o consumo de água do imóvel é basicamente o volume de esgotos gerados (já falei sobre isso em um post anterior), as companhias de saneamento básico costumam cobrar a taxa de esgotos no mesmo valor ou em valor próximo do consumo de água. Ou seja, qualquer redução no consumo de água vai gerar uma redução no valor da taxa de coleta e tratamento de esgotos – o meio ambiente e o seu bolso agradecerão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s