ÁGUAS CINZAS + ÁGUAS NEGRAS = ESGOTOS

Reuso de água

Quando comecei a trabalhar em obras de redes coletoras de esgoto em 2007, uma das minhas primeiras dúvidas foi sobre o uso da palavra esgotos no plural. Depois de consultar muitos profissionais, finalmente obtive de um professor aposentado de hidráulica uma resposta convincente (podem até existir outras respostas): as águas servidas de um imóvel não são homogêneas e elas são classificadas de acordo com a fonte geradora; são divididas basicamente em águas cinzas e águas negras – somadas essas duas águas temos os esgotos.

Águas Cinzas: A maior parte das águas servidas em um imóvel apresenta um nível de contaminação baixo: água usada em banhos, nas pias de banheiros e lavabos e também dos tanques de lavar e da saída da lavadora de roupas – são chamadas de águas cinzas. Redes hidráulicas de modernas edificações utilizam uma tubulação de esgoto independente para o armazenamento temporário dessas águas para usos menos nobres como a alimentação das descargas de vasos sanitários, mictórios, lavagem de pisos e regas de jardins, usos que não justificam o uso de água limpa e tratada. Essa água passa por um sistema de filtragem e de tratamento básico antes de ser bombeada para um reservatório de águas cinzas no alto da edificação, a partir do qual é distribuída por rede própria para os pontos de uso.

Águas negras: Recebem essa denominação os efluentes com altos níveis de contaminação, especialmente os esgotos do vaso sanitário, pias de cozinhas e mictórios. Esse efluente é encaminhado diretamente para a rede coletora de esgotos e deve ser encaminhado pelo sistema para a Estação de Tratamento de Esgotos – ETE. O esgoto sólido presente nesses efluentes (as fezes e os resíduos sólidos gerados pela pia da cozinha) representam apenas 3% do volume total de esgotos de uma residência – sem a instalação de redes coletoras independentes, todo o volume de efluentes da edificação seria contaminado.

Em algumas edificações de última geração existe a separação das águas em um terceiro tipo: as águas amarelas, que são os efluentes de descargas de vasos sanitários e de mictórios com urina. Sistemas de descargas inteligentes permitem encaminhar as descargas com fezes e as descargas com urina para tubulações independentes (o sistema possui um botão para cada tipo de descarga, que quando acionado direciona o fluxo de água para a tubulação específica). O efluente com as águas amarelas passa por um sistema de filtragem e de tratamento específico (em média, 95% da urina é composta por água); a água tratada é recirculada para dentro do sistema para atender usos de água não potável, como a alimentação das descargas da edificação. A água negra é encaminhada diretamente para a rede coletoras de esgotos.

A construção de edifícios com sistemas de tubulações diferenciadas para cada tipo de efluente é uma tendência mundial e uma das pré condições para a certificação ambiental destas construções. A combinação do reuso das águas servidas da edificação com as águas pluviais captadas no telhado e armazenadas em um tanque subterrâneo (essa água também é filtrada, tratada e recirculada na edificação) pode resultar em uma economia de até 80% no consumo de água, representando um fator decisivo para a classificação da edificação como “sustentável”.

Cabe uma observação aqui, que será repetida inúmeras vezes em meus posts – água de chuva ou pluvial não é considerada esgoto (a maioria das pessoas acha que é) e não pode ser lançada nas tubulações da rede de esgotos. A água de chuva, caso não seja armazenada para reuso, deve ser encaminhada para a rede de drenagem de água pluviais, assunto que trataremos com mais detalhes no futuro.

Você provavelmente nunca deve ter olhado os esgotos a partir dessa “escala cromática”. Esse tipo de informação é fundamental para a correta gestão dos recursos hídricos e políticas de reuso da tão preciosa água.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s