
Em algumas regiões montanhosas do mundo como os Alpes, os Andes e as Montanhas Rochosas, a temporada de inverno é comemorada por muita gente, especialmente os praticantes de esportes de inverno como o esqui.
É comum se encontrar grandes infraestruturas com serviços de hospedagem, alimentação, elevadores, teleféricos e outras comodidades para atrair o maior número de turistas nessa temporada. Exemplos são Aspen, nos Estados Unidos, Saint Moritz, na Suíça, Niseco, no Japão, Alpe d’Huez, na França, entre muitas outras. Essas estações atraem milhares de visitantes todos os anos.
Infelizmente, as mudanças climáticas e o aumento das temperaturas em todo o planeta estão mudando muitas dessas paisagens – lugares onde o inverno costumava ser muito frio e sujeito a grandes precipitações de neve, atualmente estão ficando mais quentes e com pouca queda de neve. Para os que gostam de esportes de inverno isso é uma verdadeira tragédia!
Um caso recente que ganhou bastante repercussão é o da estação de esqui de La Sambuy, nos Alpes franceses bem próxima do famoso Mont Blanc, a montanha mais alta da União Europeia. Faltando poucos meses para o início do inverno no Hemisfério Norte, os controladores anunciaram o fechamento da estação. O motivo – a precipitação cada vez menor de neve na região.
Até alguns anos atrás, a temporada de inverno na região se estendia do início de dezembro até o final de março. No ano passado, para dar uma ideia da tragédia, a temporada de neve durou apenas quatro semanas. Com tão pouca neve, a estação está atraindo um número cada vez menor de visitantes, gerando sucessivos prejuízos.
De acordo com informação da direção da estação de esqui, apenas a manutenção dos elevadores usados pelos turistas para subir as montanhas tem um custo anual de 80 mil Euros. Existe a expectativa de um prejuízo total neste ano de 500 mil Euros.
La Sambuy é um resort pequeno, com apenas 3 elevadores e pistas que sobem até uma altitude de 1.850 metros. Entretanto, a estação apresenta uma grande variedade de pistas com diferentes graus de dificuldades, o que a torna bastante popular entre os mais diferentes tipos de público. As tarifas locais para usar as pistas também são consideradas baratas quando comparadas a outras estações dos Alpes.
E esse não é um caso isolado: de acordo com a Mountain Wilderness, um grupo ambientalista francês, 22 teleféricos de estações de esqui foram desmontados na França desde 2001. O grupo estima que outros 106 teleféricos estão abandonados em 59 locais do país.
Essa situação se repete em toda a Europa. Segundo um relatório publicado na revista científica Nature Climate Change, 53% dos 2.234 resorts de esqui pesquisados na Europa poderão seguir pelo mesmo caminho devido à falta de neve nos próximos anos.
A notícia do fechamento de La Sambuy está causando uma enorme comoção entre os 7.500 moradores da pequena cidade homônima, que tem na estação de esqui uma das suas principais fontes de trabalho e renda. Os moradores organizaram um grande abaixo assinado destinado a Prefeitura da cidade pedindo a manutenção do resort.
Sem neve, a Prefeitura, que é a responsável pela administração do resort, diz que não há muito o que possa ser feito. Muito triste!

Tenho uma forte impressão que é o efeito El Nino que interfere em tudo inclusive, na quantidade de auroras boreal que tem aparecido no Ártico e que esse final de semana terá no centro do Canadá. Ele nino está previsto durar de 2 a 3 anos por causa do efeito estufa e derretimento das calotas polares.
CurtirCurtir