UMA QUARTA-FEIRA CINZA E SECA NO DISTRITO FEDERAL

lago-paranoa

Os moradores das áreas mais nobres do Distrito Federal tiveram muitos motivos para lamentar a chegada desta última quarta-feira: o Carnaval chegou ao fim e, a contragosto de muita gente, a vida vai voltando a sua rotina normal; essa quarta-feira também foi o início de um evento nunca visto nessa área da cidade de Brasília – entrou em vigor o rodízio de água potável. A crise hídrica que afeta todo o Distrito Federal já havia colocado 80% das residências (da população pobre, diga-se de passagem) num regime de rodízio de abastecimento de água – agora chegou a vez dos ricos sentirem na pele o que é a falta de água nas torneiras.

O Distrito Federal é abastecido por dois diferentes sistemas: 85% da população é abastecida com água dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria, e os outros 15% da população e parte dos produtores agrícolas recebem água diretamente de, pelo menos, cinco córregos. Com chuvas muito abaixo da média histórica nos últimos meses, a Barragem do Descoberto está 20% abaixo do nível esperado para esse período – a de Santa Maria não está muito diferente. A empresa responsável pelo abastecimento do Distrito Federal, inclusive, está solicitando autorização junto aos órgãos ambientais para captação de água do Lago Paranoá, cartão postal de Brasília, para ajudar no abastecimento.

Moradores das áreas nobres da Capital Federal, acostumados a um consumo diário de até 800 litros de água, mais de quatro vezes o consumo médio da população e oito vezes mais do que o consumo diário per capita recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, vão ter de “sambar miudinho” e aprender a conviver com um volume de água sustentável. O período das chuvas está chegando ao fim e a água armazenada pode não ser suficiente para atender a todos até a chegada do próximo verão – todos vão ter de se esforçar muito para utilizar cada gota de água com muita responsabilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s