
Se existem áreas das chamadas “humanidades” onde meus conhecimentos são próximos do nível zero são aquelas ligadas a shows, músicas e entretenimentos em geral. Não sei nomes de artistas, de músicas ou quem é quem na programação das televisões. Os poucos artistas que arrisco dizer que conheço alguma coisa são aqueles da área do cinema.
Essa semana fui surpreendido com uma notícia sobre o ator Juliano Cazarré, que até onde eu sei faz muito sucesso em novelas. Alguns funcionários da obra civil onde trabalho estavam ouvindo uma rádio que toca música sertaneja e ouvi de passagem uma notícia chocante sobre esse ator.
Até onde entendi, ele e a esposa (vide foto) divulgaram que em breve vão “ganhar” outro filho, o tipo de notícia que, normalmente, é sinal de muita alegria. Entretanto, o ator anda bem chateado com inúmeras críticas que supostos “fãs” tem publicado nas redes sociais.
Entre coisas absurdas, Cazarré comentou que muitas dessas críticas estavam associando o aumento do tamanho de sua família (parece que ele já tem outros filhos) a um momento em que o mundo está passando por mudanças climáticas. Muita gente está achando um absurdo “trazer uma nova vida a um mundo cheio de problemas climáticos”.
A princípio, achei que eu tinha deixado passar alguma coisa que foi narrada na notícia. Fazendo uma busca na internet, confirmei sim que alguns fãs fizeram críticas nessa linha. Cazarré até foi irônico em sua resposta: “… o mundo está acabando e ninguém mais pode nascer. Só quem já nasceu merece viver, além é claro das ‘girafas da Amazônia’, comentou”.
Em primeiro lugar, meus melhores votos de felicidades ao casal Cazarré – que esse novo filho (ou filha) venha ao mundo com muita saúde e que traga muitas alegrias à sua família. Ter ou não ter filhos é, na minha opinião, uma decisão pessoal. Se existem condições financeiras para alimentar, abrigar e educar essa criança, que seja muito bem-vinda.
Segundo: sempre que ouço coisas desse tipo fico de cabelos arrepiados devido à falta de conhecimento geral da nossa população. Blogs da área ambiental como Água, Vida & Cia se “esgoelam” de tanto falar nesse assunto, mas parece que a mensagem não consegue chegar aos “corações e mentes” das pessoas.
Mudanças climáticas vem se sucedendo em nosso planeta desde a sua formação há mais de 4 bilhões de anos e, sempre que elas aconteceram, a história geológica e depois a vida biológica somente fizeram por evoluir e se adaptar às novas condições.
Até uns vinte anos atrás, notícias que tratavam de mudanças climáticas eram tratadas como farsa. O Governo dos Estados Unidos, preocupado com os possíveis impactos econômicos, fazia de tudo para negar a existência de tais mudanças.
De alguns anos para cá, principalmente após o surgimento da internet, essas notícias fugiram de qualquer controle centralizado e não há como negar que nosso mundo está passando por grandes mudanças climáticas.
Nosso blog, é claro, não poderia deixar de repercutir tais notícias. Ultimamente, a maior parte de nossas postagens trata de temas ligados às mudanças climáticas. Apesar de toda essa repercussão, isso está longe de ser o fim do mundo.
Por mais problemas que essas mudanças tragam para a nossa vida, de uma forma ou de outra teremos de seguir em frente. Infraestruturas terão de ser refeitas e/ou modernizadas; áreas de cultivo precisarão ser deslocadas para outras regiões; sistemas de irrigação precisarão ser instalados em áreas agrícolas que hoje não precisam de mais água.
Mudanças nos padrões de chuva, seca ou de ondas de frio nos forçarão a mudar muitos dos nossos hábitos de vida. Apesar de todas essas mudanças, nossas vidas vão continuar a seguir em frente – paranoias como essa que se passou com o ator não levam a nada e não tem sentido.
Nossa espécie já enfrentou inúmeras mudanças climáticas ao longo de sua história e, sem a menor margem de dúvida, sobrevivemos a todas elas por maiores que tenham sidos os custos. O que estamos vivendo atualmente será apenas “mais uma grande pedra” em nosso caminho!

[…] MUDANÇAS CLIMÁTICAS, FOFOCAS DA TV E PARANÓIAS […]
CurtirCurtir