
A coisa está ficando mesmo ficando complicada!
De acordo com registros da Administração Meteorológica da China, a temperatura na cidade de Sanbao, que fica na região de Xiangjiang, no Oeste da China, atingiu a inacreditável marca de 52,2º C no último dia 16 de julho.
A temperatura recorde anterior, que já era extremamente alta e foi estabelecida em julho de 2017, foi de 50,6º C. Na cidade de Turpan, que fica nos arredores de Sambao, a temperatura na superfície do solo chegou a 80º C no mesmo dia.
Até alguns anos atrás, temperaturas acima dos 50º C só eram encontradas em algumas regiões desérticas pelo mundo a fora. Um desses caso é o Death Valley, um deserto extremamente árido na Califórnia – Estados Unidos.
A temperatura mais alta já registrada no Death Valley foi de 56,7º C, que inlusive é a temperatura mais alta já registrada na Terra. Com o aquecimento global e as com as ondas de calor que estão sendo geradas em diversas regiões, esse recorde mundial não tardará a ser quebrado.
O lado curioso da notícia é que a divulgação dessa informação ocorreu no mesmo dia em que o enviado climático dos Estados Unidos – John Kerry, chegou na China para tratar dos avanços da agenda para o combate às mudanças climáticas com seu colega chinês Xie Zhenhua.
Veterano da política norte-americana, tendo inclusive concorrido à presidência do país em 2004, John Kerry já foi senador pelo Estado de Massachusets e Secretário de Estado. Na administração do Presidente Joe Biden, Kerry ocupa o cargo de enviado especial para o clima desde 2021.
Em relação à China, Kerry pretende estimular a descarbonização do setor elétrico, reduzir as emissões de metano, além de buscar uma redução da devastação florestal.
A China, conforme já tratamos em inúmeras postagens anteriores, é o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, além de ser campeã em diversas outras “modalidades” de agressões ambientais.
Considerada a “fábrica do mundo”, a China queima enormes quantidades de carvão mineral em centrais termelétricas de geração de energia elétrica, além de outros usos industriais. O Governo chinês, inclusive, costuma se recusar a reduzir suas emissões globais a valores inferiores a valores já negociados em acordos anteriores.
A essa “altura do campeonato”, quando o estrago ambiental já está feito, todo mundo está correndo atrás do prejuízo…

[…] TEMPERATURA RECORDE NO OESTE DA CHINA: 52,2º C […]
CurtirCurtir