IAN, O FURIOSO 

Uma postagem rápida: 

Depois de atingir a ilha de Cuba e deixar um enorme rastro de destruição – inclusive tendo causado duas mortes, o Furacão Ian chegou ao Estado norte-americano da Flórida. Oficialmente, o furacão tocou o solo as 15h05 no horário local, com ventos superiores a 240 km/h. 

De acordo com informações da NOAA = Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, na sigla em inglês, a situação é de “risco de vida”. Segundo o órgão, devem ser tomadas “todas as medidas necessárias para proteger a vida” e pede que todos sigam as ordens de evacuação. 

Mais de 2,5 milhões de moradores do Estado já receberam ordem de evacuação e estão deixando as suas casas. Ao menos 2 mil voos foram cancelados até o início da tarde. Mais de 330 mil residências estavam sem fornecimento de energia elétrica até o início da tarde, especialmente nos condados de Lee, Fort Myers e Cape Coral

De acordo com avaliação do NHC – Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês, o Furacão Ian ganhou força nas últimas 24 horas, com ventos aumentando a velocidade de 185 para 249 km/h. Dentro de sua avaliação, o NHC está esperando uma “tempestade catastrófica” ao longo de toda a costa Sudoeste da Flórida. 

Existem temores entre os especialistas de que a maré de tempestade supere a do Furacão Michael em 2018, quando um evento classificado como tempestade categoria 5 trouxe ondas entre 2,5 e 4,3 metros em algumas praias do Estado. 

Os especialistas lembram que, diferentemente do senso comum que imagina que os ventos de um furacão são os maiores causadores de danos, são justamente as águas que causaram os maiores problemas – 95% dos estragos vem daí. 

As próximas horas serão críticas. Precisamos aguardar os acontecimentos e torcer pela segurança das populações, especialmente aquelas famílias que não puderam abandonar suas casas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s