TELHADOS VERDES: UMA CHARMOSA OPÇÃO PARA RETENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

telhado-verde

O Governo da França acaba de aprovar uma lei que obriga, dentro das possibilidades técnicas, a instalação de painéis solares ou os chamados telhados verdes nos edifícios das cidades francesas. Os painéis solares são uma opção ecologicamente correta para a geração de energia elétrica; os telhados verdes têm múltiplas funções: ajudar a controlar os níveis de poluição nas cidades, criar áreas recreativas e contemplativas para o lazer da população, controlar as ilhas de calor comuns em áreas urbanizadas e, algo que muito nos interessa aqui no Brasil, atuar como um dispositivo de retenção das águas pluviais.

O crescimento desenfreado dos grandes centros urbanos em todo o mundo, com grandes construções de concreto e aço, forma as chamadas ilhas de calor, onde as temperaturas médias são mais altas que as temperaturas das regiões periféricas; estudos têm demonstrado que essas ilhas de calor ficam sujeitas a chuvas mais fortes que as regiões periféricas próximas. Outro problema comum nas grandes cidades é a impermeabilização dos solos por concreto e asfalto – sem áreas de infiltração e retenção, grandes enxurradas se formam e enchentes localizadas podem ocorrer. Em grandes cidades brasileiras onde já faltam infraestruturas de drenagem de águas pluviais, os problemas tomam dimensões catastróficas.

Os telhados verdes, que nada mais são que áreas ajardinadas instaladas nas lajes de casas e edifícios, estão se popularizando em grandes cidades de todo o mundo como uma solução localizada para a retenção temporária de grandes volumes de águas pluviais. Imagine, por exemplo, que a cobertura de uma edificação com uma área de 1.000 m² seja transformada em um grande jardim. Se intuirmos que durante uma chuva forte esse jardim consiga reter uma lâmina de água com 5 centímetros de altura (o que equivale a 50 litros de água em cada metro quadrado de jardim), a retenção total de água será de 50.000 litros – esse volume de águas retido temporariamente na cobertura do edifício deixa de se juntar a água que escorre nas sarjetas, aliviando a pressão sobre a rede de drenagem de águas pluviais. Quanto maior o número de edificações com telhados verdes, maior o alívio global sobre a rede de drenagem pluvial. Conforme a disponibilidade de área na edificação, reservatórios podem ser instalados para armazenar essa água de chuva para usos não potáveis como limpeza, regas de jardins e uso em descargas sanitárias.

A implantação de telhados verdes depende de uma avaliação da capacidade estrutural da edificação, que conforme o caso precisará receber reforços. A laje da cobertura recebe uma manta impermeabilizante; depois é aplicada uma camada de solo fértil de textura leve, uma rede de contenção e um sistema de drenagem. As plantas selecionadas devem resistir a altas temperaturas, a baixa umidade do solo nos períodos de seca e também suportar os momentos de inundação nos dias de fortes chuva.

As múltiplas utilidades de um telhado verde são facilmente comprovadas – a foto que ilustra esse post mostra o jardim instalado na cobertura do Edifício Matarazzo, onde funciona a Prefeitura da Cidade de São Paulo. A região central da cidade, onde fica o Edifício, chega a ter temperaturas até 10° C acima da temperatura das regiões extremas do município onde há densa cobertura de Mata Atlântica. Medições feitas em edifícios sem telhado verde próximos do Edifício Matarazzo indicaram temperaturas médias 5,3° C superiores, umidade relativa do ar até 16% inferior e um nível de absorção radiação solar superior em até 30%. Em resumo: edificações com telhados verdes são mais confortáveis para se viver e/ou trabalhar, tem menor gasto energético com sistemas de ar condicionado, tem valor de mercado acima de edificações similares sem o dispositivo, permitem o armazenamento da água da chuva para reaproveitamento em usos não potáveis do edifício, além de contribuir numa significante melhoria no visual das cidades.

Esse post mostra que nem tudo na área de saneamento básico precisa ser uma grande chatice para ser funcional e bonito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s