BRASIL ESTÁ ENFRENTANDO UMA FORTE ONDA DE CALOR 

Um exemplo da intensidade do forte calor pode ser visto e sentido na cidade de São Paulo, onde os termômetros atingiram a marca de 37º C no último domingo, um nível de temperatura extremamente alto para esse período do ano. 

Além do forte calor, a cidade está enfrentando baixos níveis de unidade no ar – abaixo de 30%, uma condição que piora a qualidade do ar e aumenta a sensação de calor. Para desespero dos paulistanos, os serviços de meteorologia não tem previsão de chuvas para os próximos dias. 

O Governo do Estado está organizando a distribuição de água em vários pontos da cidade visando especialmente os moradores de rua, assim como idosos e crianças. Essa água será fornecida em copos descartáveis – também está prevista a instalação de bebedouros nos postos de distribuição. 

A Prefeitura paulistana também está se movimentando e montou a Operação Altas Temperaturas, o que inclui a montagem de tendas em diversos pontos de grande circulação de pedestres na cidade. Além do fornecimento de água, essas tendas vão contar com serviços médicos e ambulâncias para o atendimento de casos de insolação. 

De acordo com informações do CPTEC/INPE – Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, essa onda de calor deverá se manter estacionada sobre boa parte do país, incluindo as Regiões Centro-Oeste, Sul da Amazônia, a maior parte do Nordeste, além de partes dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. 

Só para constar – o inverno aqui no Brasil terminará oficialmente no próximo sábado, dia 23 de setembro. Podemos até imaginar o quão quente serão as estações da primavera e do verão nos próximos meses! 

One Comment

Deixe um comentário