
Nem sempre as postagens aqui do blog falam apenas de problemas e tragédias ambientais – de quando em vez trazemos ótimas notícias.
A Forbes, uma das mais tradicionais revistas de negócios e economia dos Estados Unidos, criou um índice para que seus leitores avaliassem os melhores países do mundo para a realização de ecoturismo. O Brasil ficou em primeiro lugar, alcançando 94,9 pontos em uma escala de 0 a 100.
O segundo lugar ficou com o México, que obteve 86 pontos, seguido por Austrália, com 84 pontos, Equador, com 82 pontos, e a Costa Rica com 81 pontos. Segundo a avaliação da revista, o principal diferencial do Brasil é a sua grande biodiversidade.
De acordo com a Forbes, “o Brasil é o país com maior biodiversidade de todos os destinos que pesquisamos, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas. Atualmente, cerca de 30% do território brasileiro está protegido. Isso inclui oito locais do Patrimônio Mundial Natural da UNESCO”.
Entre os critérios adotados para a votação foram incluídas a segurança dos turistas; o número de espécies animais como répteis, anfíbios, mamíferos, aves, peixes e espécies de plantas; número de espécies protegidas; áreas protegidas; número de Patrimônios Mundiais Naturais da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; qualidade do ar e a proteção dos solos e das espécies; emissões de CO2 em toneladas per capita e biodiversidade por km².
É interessante notar que o país que foi avaliado e colocado na primeira posição pelos leitores da Forbes está bem distante da imagem que normalmente é associada ao Brasil – o grande queimador e destruidor da Floresta Amazônica e de outros biomas para liberar espaço para a agricultura e a pecuária, entre outros problemas.
Esperemos que essa votação possa resultar em um número cada vez maior de visitantes estrangeiros sedentos por admirar as nossas belezas naturais – de quebra, essa gente vai gerar recursos e renda para muita gente em todos os cantos do país.
Melhor ainda – esses visitantes vão voltar para suas casas com muitas boas histórias para contar!
