
Notícias preocupantes sobre o aquecimento global e sobre agressões aos diferentes biomas são rotina aqui no blog. Felizmente, surgem boas notícias de quando vez e fazemos questão de divulgá-las neste espaço.
A Eldorado Brasil Celulose, empresa sediada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, divulgou na última segunda-feira, dia 29 de maio, o seu Relatório de Sustentabilidade 2022. As operações da empresa capturam cerca de 4,5 milhões de toneladas de carbono equivalente em 2022, um volume 16 vezes maior que todas as emissões da companhia.
De acordo com a empresa, esse resultado foi conseguido graças as florestas cultivadas para a produção da celulose. Em seu processo de crescimento, as árvores retiram o carbono da atmosfera, elemento que é essencial para o crescimento das plantas.
A produção de celulose pela Eldorado está alinhada com o Plano Estadual MS Carbono Neutro (Proclima), que foi instituído em 2021, e que prevê a neutralização de todas as emissões de gases de efeito estufa em Mato Grosso do Sul até o ano de 2030. Essa meta antecipa em 20 anos o que foi estabelecido pelo Acordo de Paris – emissões Zero em 2050.
Entre as metas estabelecidas em seu programa de gestão ambiental, a Eldorado estabeleceu uma série de investimentos em soluções e boas práticas ambientais. Todos os indicadores ambientais (energia, água, efluentes, emissões e resíduos) são monitorados sistematicamente, numa busca contínua pela máxima eficiência.
Outra área em que a empresa dedica especial atenção são os incêndios nas áreas florestais da própria empresa e também em áreas adjacentes. Em 2022, a empresa conseguiu reduzir em 30% a área afetada em comparação ao ano anterior. Foram ministrados treinamentos para o combate a incêndios florestais para a população em geral como parte de uma campanha ampla de prevenção.
A empresa monitora toda a sua área de florestas 24 horas por dia. Todos os funcionários envolvidos recebem treinamento regular em práticas de prevenção e monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação. A empresa formou mais de 745 brigadistas em 2022.
A Eldorado possui mais de 200 mil hectares de florestas plantadas no Mato Grosso do Sul. A empresa opera uma fábrica e uma usina termelétrica que gera 50 megawatts/hora de energia. A Eldorado conta com mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Cerca de 90% da celulose produzida pela empresa é exportada para os principais mercados consumidores no mundo.
De acordo com o balanço publicado pela empresa, a receita líquida em 2022, atingiu a marca de R$ 7,54 bilhões, a maior da história da empresa e que representou um aumento de 24% em relação a 2021. O lucro líquido também foi recorde – R$ 3,53 bilhões.
Isso significa que é possível ganhar muito dinheiro, gerando milhares de empregos e sem destruir o meio ambiente, coisa que aliás muita empresa grande costuma fazer. Parabéns a todos na empresa e que continuem sempre assim!
