CALANGO LENGO – UMA VISÃO ADOCICADA DO DRAMA DA SECA

A seca é um fenômeno natural que, periodicamente, assola extensas áreas do Semiárido Nordestino. Essa definição altamente racional, que por diversas vezes usamos em postagens publicadas aqui no blog, esconde todo o drama humano que se desenrola nessas situações extremas.

Para mostrar esse outro lado da seca, apresentamos uma animação brasileira, lançada em 2008, que trata da questão da seca de uma forma lúdica: CALANGO LENGO – MORTE E VIDA SEM VER ÁGUA. Dirigida por Fernando Miller, a animação participou de inúmeros festivais de cinema e foi indicada a vários prêmios. Apesar de todo esse sucesso no meio cinematográfico, Calango Lengo padece do mesmo mal que assola todas as produções de cinema de curta metragem – a falta de espaços comerciais para exibição. É por isso que pouca gente já assistiu essa animação.

Calango Lengo representa o espírito inquebrantável do sertanejo, que luta com todas as suas forças contra as secas e contra as dificuldades. Apoiado em sua fé, ele luta para continuar vivendo dos frutos de sua terra, na esperança que dias melhores ainda virão. Uma ótima ferramenta para os educadores ambientais e também para que você reflita sobre o tema.

Uma boa diversão e bom aprendizado a todos!

Clique aqui para ter maiores informações sobre o vídeo ou para ter acesso ao link da animação no Youtube.

2 Comments

Deixe um comentário